1."O estudo do meio era o ponto de partida da pesquisa geográfica. Era preciso observar o movimento de seus elementos, suas funções e limites (...). O meio está, contudo sujeito a uma força poderosa: a ação humana. Como os elementos do meio, o homem age sobre seu meio ambiente ao mesmo tempo que sofre sua ação."
(GOMES, Paulo César Costa. "Geografia e Modernidade". Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996)
Assinale a alternativa que indica, corretamente, a escola do pensamento geográfico e seu precursor, de acordo com o enunciado acima citado.
a) Possibilismo - Paul Vidal de La Blache
b) Geografia Regional - Alexander Humboldt
c) Determinismo Ambiental - Friedrich Ratzel
d) Humanismo - Eric Dardel
Gabarito - A
2.Considere a realidade expressa nos textos I e II e assinale V (Verdadeiro) ou F (Falso) nas proposições que contenham argumentos corretos a favor e contra o uso das novas tecnologias.
( ) Através da história e da vida cotidiana nossas atividades vêm sendo afetadas instantaneamente pelas novas tecnologias, especializadas em adiantar nossas tarefas.
( ) Se existe um crescimento no número de pessoas conhecendo novas tecnologias, em outro extremo, estão pessoas à mercê de equipamentos, que, por muitas vezes, mais se assustam e se irritam do que se entusiasmam com eles.
( ) Os computadores estão longe de se tornarem parte importante no desenvolvimento de uma nova geração de indivíduos.
( ) A possibilidade de acesso a um mundo programado em um computador, permite que as pessoas trabalhem, experimentem e vivam nele. Isso faz com que esse tipo de tecnologia seja influente nas questões de transformações culturais.
( ) Estudos têm, com freqüência, denunciado as novas tecnologias como as principais responsáveis pelo isolamento e pela solidão em que vivem vários sujeitos atualmente.
Assinale a alternativa que contém a seqüência correta.
a) F, V, V, V, V.
b) F, V, F, V, V.
c) V, F, V, F, V.
d) V, V, F, F, F.
e) V, F, V, F, F.
Gabarito - B
3.A idéia de região enseja um temário no qual a sociedade opta por escolhas que delineiam relações sócio-espaciais diferenciadas e que concebe um conhecimento particular voltado para a diferenciação de áreas. Diante do exposto, assinale a alternativa correta:
a) Um dos conceitos dominantes na evolução do pensamento geográfico foi o de região natural, fortemente influenciado por paradigmas que propunham uma aceitação das ações transformadoras do homem sobre um determinado ambiente.
b) Na perspectiva possibilista, as regiões existem como resultado das ações do meio ambiente sobre a sociedade, considerando ainda que, na evolução das relações entre homem e natureza, os gêneros de vida moldam-se ao ambiente natural.
c) A idéia de região geográfica abrange uma paisagem sintetizada pela ação transformadora do homem sobre um determinado ambiente, havendo um entrelaçamento harmonioso dos componentes humanos e naturais.
d) A identificação de regiões na corrente da geografia crítica é vista como um quadro fundamental na sociedade cuja tessitura conforma um sentimento de pertencimento, uma consciência regional e uma rede de significados e experiências.
Gabarito - D
4.Reflita sobre o texto a seguir.
"Em Honolulu, no Havaí, tudo é muito bem
planejado, o que dá a sensação de que se é um ator participando de um filme. Na praia de Waikiki, os hotéis têm saguões que se comunicam, pontuados por belíssimos (mas falsos) jardins tropicais, sem uma única folha caída no chão, nem tampouco amarelecidas. Tudo muito limpo e, evidentemente, com muitas lojas ao redor. Um filme de Hollywood. O show de 'hula' é dançado em cenários cinematográficos com scripts bem ensaiados e pausas para fotografias no meio e no final do espetáculo, quando os espectadores são induzidos a se somar às dançarinas para tirar fotos, como parte de um show manipulado. O apresentador, mecanicamente sorridente, organiza as filas para fotos ao lado das bailarinas. Por todo lugar se espalham barraquinhas em que se podem comprar artigos típicos, distribuídos de forma estratégica no caminho da saída.
(Adaptado de: CARLOS, Ana Fani A. "O lugar no/do mundo." São Paulo, Hucitec, 1996, pp.113-114.)
De acordo com o texto, pode-se afirmar que lugares turísticos como esse
a) proporcionam uma experiência de lazer ativo, ou seja, uma vivência livre e autêntica da diversidade cultural dos povos e da natureza.
b) geram uma ilusão de tempo livre, estrategicamente construído e orientado para o consumo em massa de mercadorias e serviços.
c) são espaços nos quais a vida real e o sonho de liberdade se confundem e, por isso, são lugares mal organizados e mal planejados.
d) criam atividades não programadas, em que as pessoas exercem sua liberdade, como se fossem atores de cinema, caracterizando tal lugar como espaço de lazer criativo e autêntico.
e) indicam que a globalização, diminuindo as desigualdades sociais e culturais, produz espaços de lazer bem planejados para o conhecimento crítico e aprofundado dos lugares
Gabarito - B
5.A fotógrafa Payal Parekh estaciona seu carro ao lado da favela de Cuff Parade, em Bombaim. Filha do dono de uma grande confecção de tecidos de seda, Payal não sabe o que é ter medo de sua cidade. Com a máquina [fotográfica] pendurada no pescoço, uma câmera digital nas mãos, óculos escuros Chanel, a moça entra sorrindo pelas vielas. - Eu não tenho o menor medo de entrar nas favelas. O único cuidado que tenho é pedir permissão para bater a foto antes de clicar, porque muita gente é tímida e não gosta - conta.
adaptado de "O Globo", 18/02/2007
O caso indiano revela a insuficiência do argumento que aponta a pobreza como causa primordial da violência.
Esse exemplo permite refletir sobre a relevância de outros fatores explicativos da violência, tais como:
a) origem étnica
b) legislação penal
c) forma de governo
d) formação cultural
Gabarito - D
6.Reflita sobre o texto.
"Uma criança nascida em um país altamente industrializado contribui mais para o consumo e para a poluição, ao longo de sua vida, do que 30 a 50 crianças nascidas nos países em desenvolvimento."
(Adaptado de "Relatório do desenvolvimento humano". In: SENE, Eustáquio; MOREIRA, João Carlos. "Trilhas de geografia/8 série". São Paulo: Scipione, 2002, p. 188.)
O texto traz informações importantes sobre aspectos econômicos e sociais da sociedade, os quais podem influir no destino das próximas gerações. Depreende-se da análise do texto que
a) as nações desenvolvidas mantêm controle rigoroso do equilíbrio entre oferta e consumo dos produtos.
b) os países mais pobres são os principais responsáveis pelo uso e pela degradação do meio ambiente.
c) as nações desenvolvidas possuem uma população consciente em relação aos problemas ambientais.
d) o consumismo nos países subdesenvolvidos é relativamente maior do que nos países industrializados.
e) a degradação ambiental tem estreitas relações com o grau de desenvolvimento econômico dos países.
Gabarito - E
7.Leia atentamente o poema.
Janela indiscreta
Bem depois do desaparecimento da fonte
Que deu origem ao nome da minha rua
Foi a vez do riacho
Vieram homens e máquinas
Esmagaram quintais, galinhas e hortas
Meteram a água em manilhas
E cobriram tudo com cimento
Mais tarde, foi a vez das velhas casas
Vieram mais homens, outros homens
Que sequer sabiam que ali houve um riacho
E passaram suas barulhentas máquinas
Sobre as velhas casas e seus muros
Cobertos de hera e fantasmas
Os herdeiros dos velhos moradores
Não resistiram ao apelo imobiliário
E aos apartamentos cotados em dólar
No lugar do que era verde
Crescem estacas adubadas
Por mãos calosas, rudes mãos,
De famintos e suados homens
Que de vez em quando
Ouvem ruídos na terra
E nem se dão conta disso
A minha rua, vista assim do oitavo andar
É um gigantesco tabuleiro - móvel paisagem
Onde só é permitido observar
(Dalila Teles Veras. Disponível em:
<www.semasa.sp.gov.br/admin/biblioteca/docs/pdf/LIVRO_GEST_ED_AMB_V1.pdf> acessado em: fev. 2007.)
A partir da análise do poema, pode-se argumentar que
a) os seres vivos procuram se adequar às condições do espaço geográfico.
b) a paisagem está cada vez mais condicionada à ação do homem e à sua técnica.
c) o homem permanece subordinado às leis fundamentais da natureza física.
d) a paisagem sofre alterações provocadas pela ação da água e das máquinas.
e) o homem possui uma tendência a preservar seu patrimônio histórico-cultural.
Gabarito - B
8.Produto da necessidade moderna de relacionar natureza e sociedade, a geografia por muito tempo ficou incomodada pelo desconforto da discussão sobre seu objeto de estudo, o qual sempre foi motivo de amplo debate. Sobre as mais recentes propostas de abordagem da ciência geográfica, marque a opção verdadeira.
a) Propõe-se a construir uma análise mecânica das relações desenvolvidas entre a dinâmica social e a paisagem natural.
b) Seu maior objetivo é produzir trabalhos especializados na descrição de lugares, tendo como conseqüência a construção de uma metodologia voltada para a classificação de países, grupos raciais, montanhas, rios, entre outros.
c) Coloca-se como um saber disposto a compreender as complexas relações que a sociedade desenvolve ao produzir o seu espaço, se comprometendo com a análise da articulação sociedade-território.
d) Procura revelar um olhar contemporâneo e global da realidade, interessado em contemplar os aspectos econômicos, políticos e culturais, desconsiderando os estudos sobre a dinâmica da natureza.
Gabarito - C
9.O texto a seguir diz que a guerra global entre lugares ocorre
"(...) quando uma localidade, em um país ou continente, disputa a mesma atividade ou empresa frente a outro país ou continente; mas pode ser também examinada pela ótica da empresa, quando esta escolhe o lugar para se instalar e negociar a introdução, nesse lugar, de condições ainda não existentes e cuja presença fará dele um espaço ainda mais atrativo.
SANTOS, M.; SILVEIRA, M. L. "O Brasil: território e sociedade no início do sec. XXI". Rio de Janeiro: Record, 2001. p. 296.
Sobre esse processo, pode-se afirmar:
I. Os locais se distinguem por apresentar condições diversificadas de infra-estrutura, recursos e organização, entre outros, que atraem ou repelem as empresas globais.
II. A disputa dos lugares pela instalação de grandes empresas ocorre também no interior dos países, envolvendo estados e municípios, que negociam vantagens, sobretudo de ordem fiscal.
III. Na atual dinâmica do desenvolvimento capitalista, a livre concorrência possibilita que as empresas, tanto locais quanto globais, disputem os lugares em igualdade de condições e de acesso às vantagens.
Está(ão) correta(s)
a) apenas I.
b) apenas II.
c) apenas III.
d) apenas I e II.
e) I, II e III.
Gabarito - D
10. A Geografia, como ciência, possui um método próprio de análise, o chamado método geográfico, que se baseia em cinco princípios. Com relação a esses princípios, analise as proposições a seguir.
( ) O princípio da Extensão foi enunciado por Frederic Ratzel e, de acordo com o mesmo, o geógrafo, ao estudar uma determinada área, deve, primeiramente, utilizando-se de um mapa, localizá-la, identificando os seus limites.
( ) A Analogia foi o princípio enunciado por Vidal de la Blache.
( ) Na causalidade, o geógrafo, ao observar um fato, deve identificar as causas que levam à sua existência, procurando estabelecer as relações de causa e efeito.
( ) Na Conexidade, o estudioso de Geografia verifica que os fatores físicos e humanos não agem de forma isolada na formação de uma paisagem, existindo, pois, uma inter-relação entre eles. Estes fatores agem de maneira integrada.
( ) Jean Brunhes formulou o princípio da Atividade, no qual assinala que a paisagem não é estática mas está em constante transformação e é, portanto, dinâmica.
Gabarito - VFVVV
(GOMES, Paulo César Costa. "Geografia e Modernidade". Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996)
Assinale a alternativa que indica, corretamente, a escola do pensamento geográfico e seu precursor, de acordo com o enunciado acima citado.
a) Possibilismo - Paul Vidal de La Blache
b) Geografia Regional - Alexander Humboldt
c) Determinismo Ambiental - Friedrich Ratzel
d) Humanismo - Eric Dardel
Gabarito - A
2.Considere a realidade expressa nos textos I e II e assinale V (Verdadeiro) ou F (Falso) nas proposições que contenham argumentos corretos a favor e contra o uso das novas tecnologias.
( ) Através da história e da vida cotidiana nossas atividades vêm sendo afetadas instantaneamente pelas novas tecnologias, especializadas em adiantar nossas tarefas.
( ) Se existe um crescimento no número de pessoas conhecendo novas tecnologias, em outro extremo, estão pessoas à mercê de equipamentos, que, por muitas vezes, mais se assustam e se irritam do que se entusiasmam com eles.
( ) Os computadores estão longe de se tornarem parte importante no desenvolvimento de uma nova geração de indivíduos.
( ) A possibilidade de acesso a um mundo programado em um computador, permite que as pessoas trabalhem, experimentem e vivam nele. Isso faz com que esse tipo de tecnologia seja influente nas questões de transformações culturais.
( ) Estudos têm, com freqüência, denunciado as novas tecnologias como as principais responsáveis pelo isolamento e pela solidão em que vivem vários sujeitos atualmente.
Assinale a alternativa que contém a seqüência correta.
a) F, V, V, V, V.
b) F, V, F, V, V.
c) V, F, V, F, V.
d) V, V, F, F, F.
e) V, F, V, F, F.
Gabarito - B
3.A idéia de região enseja um temário no qual a sociedade opta por escolhas que delineiam relações sócio-espaciais diferenciadas e que concebe um conhecimento particular voltado para a diferenciação de áreas. Diante do exposto, assinale a alternativa correta:
a) Um dos conceitos dominantes na evolução do pensamento geográfico foi o de região natural, fortemente influenciado por paradigmas que propunham uma aceitação das ações transformadoras do homem sobre um determinado ambiente.
b) Na perspectiva possibilista, as regiões existem como resultado das ações do meio ambiente sobre a sociedade, considerando ainda que, na evolução das relações entre homem e natureza, os gêneros de vida moldam-se ao ambiente natural.
c) A idéia de região geográfica abrange uma paisagem sintetizada pela ação transformadora do homem sobre um determinado ambiente, havendo um entrelaçamento harmonioso dos componentes humanos e naturais.
d) A identificação de regiões na corrente da geografia crítica é vista como um quadro fundamental na sociedade cuja tessitura conforma um sentimento de pertencimento, uma consciência regional e uma rede de significados e experiências.
Gabarito - D
4.Reflita sobre o texto a seguir.
"Em Honolulu, no Havaí, tudo é muito bem
planejado, o que dá a sensação de que se é um ator participando de um filme. Na praia de Waikiki, os hotéis têm saguões que se comunicam, pontuados por belíssimos (mas falsos) jardins tropicais, sem uma única folha caída no chão, nem tampouco amarelecidas. Tudo muito limpo e, evidentemente, com muitas lojas ao redor. Um filme de Hollywood. O show de 'hula' é dançado em cenários cinematográficos com scripts bem ensaiados e pausas para fotografias no meio e no final do espetáculo, quando os espectadores são induzidos a se somar às dançarinas para tirar fotos, como parte de um show manipulado. O apresentador, mecanicamente sorridente, organiza as filas para fotos ao lado das bailarinas. Por todo lugar se espalham barraquinhas em que se podem comprar artigos típicos, distribuídos de forma estratégica no caminho da saída.
(Adaptado de: CARLOS, Ana Fani A. "O lugar no/do mundo." São Paulo, Hucitec, 1996, pp.113-114.)
De acordo com o texto, pode-se afirmar que lugares turísticos como esse
a) proporcionam uma experiência de lazer ativo, ou seja, uma vivência livre e autêntica da diversidade cultural dos povos e da natureza.
b) geram uma ilusão de tempo livre, estrategicamente construído e orientado para o consumo em massa de mercadorias e serviços.
c) são espaços nos quais a vida real e o sonho de liberdade se confundem e, por isso, são lugares mal organizados e mal planejados.
d) criam atividades não programadas, em que as pessoas exercem sua liberdade, como se fossem atores de cinema, caracterizando tal lugar como espaço de lazer criativo e autêntico.
e) indicam que a globalização, diminuindo as desigualdades sociais e culturais, produz espaços de lazer bem planejados para o conhecimento crítico e aprofundado dos lugares
Gabarito - B
5.A fotógrafa Payal Parekh estaciona seu carro ao lado da favela de Cuff Parade, em Bombaim. Filha do dono de uma grande confecção de tecidos de seda, Payal não sabe o que é ter medo de sua cidade. Com a máquina [fotográfica] pendurada no pescoço, uma câmera digital nas mãos, óculos escuros Chanel, a moça entra sorrindo pelas vielas. - Eu não tenho o menor medo de entrar nas favelas. O único cuidado que tenho é pedir permissão para bater a foto antes de clicar, porque muita gente é tímida e não gosta - conta.
adaptado de "O Globo", 18/02/2007
O caso indiano revela a insuficiência do argumento que aponta a pobreza como causa primordial da violência.
Esse exemplo permite refletir sobre a relevância de outros fatores explicativos da violência, tais como:
a) origem étnica
b) legislação penal
c) forma de governo
d) formação cultural
Gabarito - D
6.Reflita sobre o texto.
"Uma criança nascida em um país altamente industrializado contribui mais para o consumo e para a poluição, ao longo de sua vida, do que 30 a 50 crianças nascidas nos países em desenvolvimento."
(Adaptado de "Relatório do desenvolvimento humano". In: SENE, Eustáquio; MOREIRA, João Carlos. "Trilhas de geografia/8 série". São Paulo: Scipione, 2002, p. 188.)
O texto traz informações importantes sobre aspectos econômicos e sociais da sociedade, os quais podem influir no destino das próximas gerações. Depreende-se da análise do texto que
a) as nações desenvolvidas mantêm controle rigoroso do equilíbrio entre oferta e consumo dos produtos.
b) os países mais pobres são os principais responsáveis pelo uso e pela degradação do meio ambiente.
c) as nações desenvolvidas possuem uma população consciente em relação aos problemas ambientais.
d) o consumismo nos países subdesenvolvidos é relativamente maior do que nos países industrializados.
e) a degradação ambiental tem estreitas relações com o grau de desenvolvimento econômico dos países.
Gabarito - E
7.Leia atentamente o poema.
Janela indiscreta
Bem depois do desaparecimento da fonte
Que deu origem ao nome da minha rua
Foi a vez do riacho
Vieram homens e máquinas
Esmagaram quintais, galinhas e hortas
Meteram a água em manilhas
E cobriram tudo com cimento
Mais tarde, foi a vez das velhas casas
Vieram mais homens, outros homens
Que sequer sabiam que ali houve um riacho
E passaram suas barulhentas máquinas
Sobre as velhas casas e seus muros
Cobertos de hera e fantasmas
Os herdeiros dos velhos moradores
Não resistiram ao apelo imobiliário
E aos apartamentos cotados em dólar
No lugar do que era verde
Crescem estacas adubadas
Por mãos calosas, rudes mãos,
De famintos e suados homens
Que de vez em quando
Ouvem ruídos na terra
E nem se dão conta disso
A minha rua, vista assim do oitavo andar
É um gigantesco tabuleiro - móvel paisagem
Onde só é permitido observar
(Dalila Teles Veras. Disponível em:
<www.semasa.sp.gov.br/admin/biblioteca/docs/pdf/LIVRO_GEST_ED_AMB_V1.pdf> acessado em: fev. 2007.)
A partir da análise do poema, pode-se argumentar que
a) os seres vivos procuram se adequar às condições do espaço geográfico.
b) a paisagem está cada vez mais condicionada à ação do homem e à sua técnica.
c) o homem permanece subordinado às leis fundamentais da natureza física.
d) a paisagem sofre alterações provocadas pela ação da água e das máquinas.
e) o homem possui uma tendência a preservar seu patrimônio histórico-cultural.
Gabarito - B
8.Produto da necessidade moderna de relacionar natureza e sociedade, a geografia por muito tempo ficou incomodada pelo desconforto da discussão sobre seu objeto de estudo, o qual sempre foi motivo de amplo debate. Sobre as mais recentes propostas de abordagem da ciência geográfica, marque a opção verdadeira.
a) Propõe-se a construir uma análise mecânica das relações desenvolvidas entre a dinâmica social e a paisagem natural.
b) Seu maior objetivo é produzir trabalhos especializados na descrição de lugares, tendo como conseqüência a construção de uma metodologia voltada para a classificação de países, grupos raciais, montanhas, rios, entre outros.
c) Coloca-se como um saber disposto a compreender as complexas relações que a sociedade desenvolve ao produzir o seu espaço, se comprometendo com a análise da articulação sociedade-território.
d) Procura revelar um olhar contemporâneo e global da realidade, interessado em contemplar os aspectos econômicos, políticos e culturais, desconsiderando os estudos sobre a dinâmica da natureza.
Gabarito - C
9.O texto a seguir diz que a guerra global entre lugares ocorre
"(...) quando uma localidade, em um país ou continente, disputa a mesma atividade ou empresa frente a outro país ou continente; mas pode ser também examinada pela ótica da empresa, quando esta escolhe o lugar para se instalar e negociar a introdução, nesse lugar, de condições ainda não existentes e cuja presença fará dele um espaço ainda mais atrativo.
SANTOS, M.; SILVEIRA, M. L. "O Brasil: território e sociedade no início do sec. XXI". Rio de Janeiro: Record, 2001. p. 296.
Sobre esse processo, pode-se afirmar:
I. Os locais se distinguem por apresentar condições diversificadas de infra-estrutura, recursos e organização, entre outros, que atraem ou repelem as empresas globais.
II. A disputa dos lugares pela instalação de grandes empresas ocorre também no interior dos países, envolvendo estados e municípios, que negociam vantagens, sobretudo de ordem fiscal.
III. Na atual dinâmica do desenvolvimento capitalista, a livre concorrência possibilita que as empresas, tanto locais quanto globais, disputem os lugares em igualdade de condições e de acesso às vantagens.
Está(ão) correta(s)
a) apenas I.
b) apenas II.
c) apenas III.
d) apenas I e II.
e) I, II e III.
Gabarito - D
10. A Geografia, como ciência, possui um método próprio de análise, o chamado método geográfico, que se baseia em cinco princípios. Com relação a esses princípios, analise as proposições a seguir.
( ) O princípio da Extensão foi enunciado por Frederic Ratzel e, de acordo com o mesmo, o geógrafo, ao estudar uma determinada área, deve, primeiramente, utilizando-se de um mapa, localizá-la, identificando os seus limites.
( ) A Analogia foi o princípio enunciado por Vidal de la Blache.
( ) Na causalidade, o geógrafo, ao observar um fato, deve identificar as causas que levam à sua existência, procurando estabelecer as relações de causa e efeito.
( ) Na Conexidade, o estudioso de Geografia verifica que os fatores físicos e humanos não agem de forma isolada na formação de uma paisagem, existindo, pois, uma inter-relação entre eles. Estes fatores agem de maneira integrada.
( ) Jean Brunhes formulou o princípio da Atividade, no qual assinala que a paisagem não é estática mas está em constante transformação e é, portanto, dinâmica.
Gabarito - VFVVV
Nenhum comentário:
Postar um comentário