sábado, 24 de março de 2012

Adeus ao mestre Aziz Nacib Ab´Saber.




No último dia 16 de março de 2012, o Brasil perdeu um dos grandes geógrafos e defensores do meio ambiente, tendo como base de sua atuação acadêmica os setores científicos da Geografia, Geologia, Ecologia e Arqueologia.
Nascido em São Luís do Paraitinga - SP em 24 de outubro de 1924 e teve como exemplo a força de vontade do pai, um mascate libanês, assumiu aos 17 anos uma função concursada como jardineiro na Universidade de São Paulo, fazendo ao mesmo tempo o curso superior e buscando com grande vigor uma boa condição par ingressar na especialização. Com visão política organizada foi um dos grandes vetores das atuações de projetos de meio ambiente do Partido do trabalhadores. A partir do governo LULA foi um crítico ferrenho de muitos projetos dentre eles o da transposição do São Francisco pois dizia que o referido projeto auxiliava os interesses dos grandes latifundiários da terra do Nordeste. atualmente apresentava-se como grande estudioso da problemática do aquecimento global.
foi também responsável pelo primeiro uso da Aerofotogrametria nos estudos de relevo e introduziu o sistema de relevo denominado de bacia sedimentar e dos domínios morfoclimáticos - - Amazônico, Cerrado, Pradarias,Araucárias, Mares de Morros, Caatingas e Zonas de Transição.



Temos como destaque algumas de suas obras importantes:
- Domínios da natureza do Brasil.
- Amazônia: Do discurso à praxis.
- Domínios Geomorfológicos.
- O Homem na América tropical.
- Litoral Brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário