sábado, 17 de março de 2012

A Evolução da Urbanização Brasileira



A urbanização brasileira pode ser encarada sob os contextos da desorganização, desordem e inchaço dos núcleos urbanos. O grande processo de instalação do "Ser Urbano" no país pode ser reportado ao início de nossa colonização com as vilas litorâneas que deram origem a algumas cidades nacionais.
Devemos também compor o nosso estudo com a condição do setor primário ( Agroexportador)que funcionou como pêndulo desse processo, sendo ainda vista na estruturação de cidades do eixo Norte/Nordeste ( Critério político administrativo) ou eixo Amazônia/Nordeste ( Critério Geoeconômico).
As atividades urbanas no país começaram a criar caminhos de evolução onde podemos destacar alguns períodos:
1º 1930 até 1950: No início o período destaca a evolução urbana localizada ( modelo econômico/regional). ex: Cana ( Nordeste).
Ao chegar na década de 40 a acumulação de capital forçou o a produção do escoamento produtivo, produzindo o investimento em infraestrutura.

2º 1950 até 1980: O desenvolvimento das cidades está ligado ao impacto econômico positivo ( instalação das indústrias e fortalecimento da construção civil), sendo que nos a nos 80 marca uma grande parada como reflexo das crises do petróleo gerando uma desorganização mais visível nas cidades brasileiras.

3º 1980 até hoje: Reaquecimento das cidades médias ( Denominado de eixo de retorno - 2000) e a estruturação de São Paulo como cidade Global ( mais importante do hemisfério sul).

Aliado a tudo isso um processo para impulsionar o modelo urbano nacional, foi a lei federal complementar de nº 14 de 8 de Junho de 1973 que instituiu as Regiões Metropolitanas definindo-as como: " Conjunto de municípios integrados e contíguos a uma cidade central".










Outro elemento importante foi a lei federal nº 10527 de outubro de 2001 que criou o estatuto das cidades, traçando as diretrizes para o desenvolvimento urbano que apresentam algumas aplicações:
1º Lei de ocupação do solo urbano
2º Leis ambientais
3º Lei do perímetro urbano
4º Lei do sistema viário urbano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário