A primeira Pergunta que passa em nossas cabeças é definir um aquífero : Área de acumulação subterrânea de água, geral
mente ligada a zonas de solos sedimentares (arenito). O Brasil é um país rico em aquíferos nos quais podemos citar:O piauiense, O Guarani e Alter do chão. O Botuca, O Parecis, O Inajá e o Tacaratu.
No caso desse "Duelo" entre os aquíferos podemos começar falando sobre o Aquífero Guarani,
que apresenta mais de 70% de sua área geral no Brasil ou 1,2 milhão de km, o que o faz o maior aquífero transnacional do mundo pois encontra-se também na Argentina, Paraguai e o Uruguai. Foi consolidado em terrenos dos períodos jurássico, triássico e cretáceo( entre 200 à 120 milhões de anos) e tendo sua base estruturada em terrenos arenosos, a de suas águas por parte do abastecimento público e irrigação de algumas culturas( soja, Trigo e até cana de açúcar) escondem um mal silencioso sobre a região: Os Agrotóxicos, que contaminam a região e seus efeitos já são sentidos em alguns municípios abastecidos.
Já o Aquífero Alter do Chão, que encontra-se totalmente em território brasileiro é considerado o maior do planeta e apresenta, de acordo com medições iniciais, 86 km³ de água contra 46 km³ do Aquífero Guarani ou do Mercosul. Leva uma vantagem em relação ao Guarani pois suas águas não estão poluídas e poderá abastecer a população mundial em até 600 anos.
Nessa guerra entre aquíferos Guarani e Alter do Chão, quem ganha é o Brasil, além do futuro da vida, que está na água. Isso se as águas subterrâneas não forem contaminadas como estão sendo há muito os rios, lagos e nascentes na superfície...
ResponderExcluirBom, tenho uma correção para fazer: faltam no mapa, os estados: Sergipe, Alagoas, Acre e até o distrito federal. Não sei se é porque o mapa é antigo ou se foi apenas um erro. espero ter ajudado.
ResponderExcluir