quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Reserva indígena Raposa Serra do Sol.


A Região da reserva indígena Raposa Serra do Sol, situada nos municípios de Normandia,Pacaraima e Uiramutã a nordeste do estado de Roraima e sempre foi alvo de ações entre os índios e os plantadores de arroz, essa confusão pela disputa de terras começou a partir da década de 70 devido aos incentivos do governos para ocupar a região norte.
Apresenta-se como uma das maiores reservas indígenas do país com área de 1.730 hectares e um perímetro de mais 1000 Km. A reserva apresenta várias etnias indígenas em sua área como: Macuxi, Uapixanas e Ingaricós, que sempre ocuparam a região e aproveitaram o solo de maneira mais artesanal com a caça e pesca e o plantio.
A reserva foi enquadrada pela FUNAI em 1994 durante o governo de FHC, sendo homologada com a portaria nº 534/2005 no governo LULA, mas a situação só foi solucionada com a decisão do STF em 2009, com a retirada por completo dos não indígenas da região e sendo considerada a maior decisão para etnias indígenas em uma instância jurídica brasileira.

Aquífero Guarani X Aquífero Alter do Chão: Quem vence essa luta?



A primeira Pergunta que passa em nossas cabeças é definir um aquífero : Área de acumulação subterrânea de água, geral
mente ligada a zonas de solos sedimentares (arenito). O Brasil é um país rico em aquíferos nos quais podemos citar:O piauiense, O Guarani e Alter do chão. O Botuca, O Parecis, O Inajá e o Tacaratu.




No caso desse "Duelo" entre os aquíferos podemos começar falando sobre o Aquífero Guarani,
que apresenta mais de 70% de sua área geral no Brasil ou 1,2 milhão de km, o que o faz o maior aquífero transnacional do mundo pois encontra-se também na Argentina, Paraguai e o Uruguai. Foi consolidado em terrenos dos períodos jurássico, triássico e cretáceo( entre 200 à 120 milhões de anos) e tendo sua base estruturada em terrenos arenosos, a de suas águas por parte do abastecimento público e irrigação de algumas culturas( soja, Trigo e até cana de açúcar) escondem um mal silencioso sobre a região: Os Agrotóxicos, que contaminam a região e seus efeitos já são sentidos em alguns municípios abastecidos.
Já o Aquífero Alter do Chão, que encontra-se totalmente em território brasileiro é considerado o maior do planeta e apresenta, de acordo com medições iniciais, 86 km³ de água contra 46 km³ do Aquífero Guarani ou do Mercosul. Leva uma vantagem em relação ao Guarani pois suas águas não estão poluídas e poderá abastecer a população mundial em até 600 anos.


segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Belo Monte, que bicho é esse ?




 A polêmica construção da usina de Belo Monte começou desde 2009 quando foi apresentado um novo estudo de impacto ambiental, gerando a sua liberação de construção em meados de fevereiro de 2010 pelo ministério do Meio Ambiente, mas essa história de construção de usinas hidrelétricas na região do rio Xingu é um fato antigo de recordarmos o encontro de povos indígenas do Xingu, realizado em Altamira no Pará em fevereiro de 1989, aconteceu a apresentação de um plano de construção de cinco hidrelétricas pela Eletronorte, na qual a primeira seria chamada de Kararaô (grito de guerra da região) depois batizada de Belo monte pelo burocratas. Vale salientar que essa usina hidrelétrica estava listada em vários programas de desenvolvimento como o "Avança Brasil" no governo FHC e no governo Lula no PAC( Programa de Aceleração do Crescimento).
  Com uma área inundada de 51.600 hectares de floresta e tendo um lago hidrelétrico de 516km², poderá gerar em épocas de cheia dos rio da região e a consequente maior acumulação de água em seu lago hidroelétrico 11.350 MW e vai desalojar mais de 22.000 pessoas da região devido ao alagamento de áreas Altamira,Anapu, Brasil Novo, Senador José porfírio e Vitório do Xingu, mas por outro lado estima-se que a sua construção vai gerar mais de 85.000 postos de trabalho, movimentando a economia a região.
  Uma obra desse porte é listada de controvérsias que são marcadas por visões contrárias ( Diminuição da vazão dos rios locais,Impacto no deslocamento das famílias ribeirinhas,Alterações nas sistemas bióticos da região. Ex: Igarapés) e visões a favor( Investimento de mais de 19 vezes da receita do estado do Pará e fortalecimento da indústria e comércio estadual).

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

A Primavera Árabe ou Revolução do norte da África.


 O Norte da África chamado nos livros de África Branca encontra-se nos últimos meses em alta evidência na mídia escrita e falada do mundo. O processo de alteração nos regimes ditatoriais na região "contaminou" também alguns países da península arábica.
 Poderíamos começar nossa explanação falando do Kadafi ou Gadhafi, mas se colocarmos algumas capitais como: Rabat, Argel, Tunis, Tripoli, Cairo, Damasco, Manama e Sanaa. pouca pessoas poderiam saber sobre o que ou em qual área do globo estamos falando. Podemos começar de um modo organizado, levando em consideração a ordem dos acontecimentos dos fatos:
 1. Tunísia: As revoltas populares fez com que o então presidente Ben Ali ( 1987-2011) - tempo de mandato, foi acusado de corrupção e teve uma pena já defina em 35 anos. encontra-se em asilo da Arábia Saudita.
 2.Egito: Com manifestações centralizadas na praça Tahrir fizeram com que a população ganhasse o apoio do exército e organizar a queda de Mubarak (1981 - 2011) - tempo de mandato. encontra-se preso no Egito.
 3.Marrocos: Os pedidos populares pedem mais transparência ao rei Mohammed VI, cujas bases de seu governo encontra-se marcado pela corrupção e opressão.
 4.Argélia: Com uma instabilidade econômica ( Inflação e desemprego) e com as ações feitas pelo presidente Abdelaziz Bouteflika ( 1999 até hoje)  não surtiram ainda efeito sobre a população do país.
 5.Síria: O governo de bashar al-assad é questionado por ações repressivas sobre a população que exige alterações no sistema governamental marcado pela opressão e mortes, estimam que sejam mais de 2300.
 6.Bahrein: Briga governamental entre a dinastia Sunita e a maioria da população Xiita  que exigem um novo diálogo para as eleições e de representatividade política.
 7.Iêmen: As últimas atitudes dos rebeldes, que marcou um ataque ao palácio do governo causando uma graves queimaduras no presidente Saleh e que o líder dos rebeldes Sadek é aliado do grupo terrorista Al-qaeda.
 8.Líbia: O caso de maior repercussão na região é sem dúvida a questão do Coronel Muammar Kadafi (al-Gaddafi) que em seu período de governo ( 1969 a 2011) ainda chama atenção é ação da OTAN e a força dos rebeldes que cercam a sua cidade natal Surte ou Sirte em busca do seu paradeiro.
 Mas não devemos esquecer que ainda existem governos muito longevos como por exemplo, o de José Eduardo do Santos que encontra-se em Angola de 1979 até hoje, mas para acalanto do mundo, a nova constituição prevê que o mesmo não poderá ser candidato a partir das próximas eleições de 2012.


Capitalismo: Doente ou Doença?

 Alguns estudiosos na questão do Capitalismo dizem que esse sistema sócio político econômico sempre evoluiu, pois passou por fases como: Pré Capitalismo, Capitalismo Comercial, Capitalismo Industrial e Capitalismo Financeiro ( Fases Atual), mas vale dizer que dois elementos unem esses "Fases": O Consumo e o Lucro, temos assim a dizer que o modelo está sucateado ou uma nova "Fase" esta para chegar? quais serão as características da "nova fase"?.
 A resposta deverá ser marcada por elementos como: A participação dos BRICS, Atuação da China no novo mercado global e melhoria na infraestrutura informacional. As condições para a mudança desse capitalismo também podem ser analisadas pelas grandes crises econômicas das últimas décadas como a do Japão,Argentina,México, Grécia, Portugal, Espanha e Irlanda. será que a ciclicidade das crises mostra a nova doença desse capitalismo terminal? quais serão as condições para esse "paciente" sair do sinal vermelho ou também pode ser a falta de uma competitividade com outra forma hegemônica, como foi o Socialismo. O que falta para existir uma nova força para o processo ganhar impulso?, ressuscitar a social democracia? ou o estado de bem estar será a saída.
  Acredito que o capitalismo deverá encontrar uma saída, mas qual? isso deveremos responder ou aguardar.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

O que Fizeram com a África?



Atualmente observamos um continente esfacelado e desorganizado política e economicamente sendo muito acalentador buscar formas paliativas de auxílio, sem buscar uma eficácia para um basta real. Os países desenvolvidos, antigos "DONOS" do continente lideram com massivas ajudas de comida, vacinações e ocupação militar ( força de Paz) que servem para dizer indiretamente: " Estamos aqui queridos, acalmem-se", sempre pergunto-me: Será que o povo africano não esta a par desse processo?, quais as medidas para um continente africano melhor? por que será que os governo que chegam ao poder sempre buscam a sua perpetuação?. São fatos e modelos que terão que responder.
 Acredito que uma revolução deverá ser feita, não armada pois, a própria armada já viu-se que não serve e só apoia as visões da potências dominantes. A revolução que deverá ser aplicada é a educacional que irá promover várias raízes em todas as sociedades africanas perante todos os aspectos : econômico, político e  principalmente social. Buscar uma saída é fundamental e acredito nela como ex- colônia de Portugal ( Brasil) e atualmente passando por um crescimento econômico mas ainda com muitas mazelas como a pobreza, miséria e a pior de todas: A corrupção.
  Vamos povo africano, não importando a sua localização ou situação busquem uma saída e façam uma África melhor não apenas para o agora mas para um futuro perpétuo para o desenvolvimento e várias independências de verdade: Vai África.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Brasil, O que é Isso?

 Se levarmos em consideração a evolução histórica e econômica do país, vamos observar que a mentira e um certo arrumadinho norteia essa "evolução". A começar buscamos o nosso descobrimento quando nos livros históricos em 22 de Abril de 1500, "A mão de Deus leva Cabral até aqui", sem esquecer que pensavam que era uma ilha, e não é? pegamos a chegada da Gloriosa família Real, com suas plumas e fidalgos falidos trazidos de Portugal, e muito agregaram ao nosso atual sistema social e econômico.
 A chegada do império também trouxe muito desenvolvimento a nossa Vera Cruz ou Santa Cruz ou até Chamado na atualidade de Brasil ou sei lá "BRAZIL". Construções, evolução econômica e muito endividamento, principalmente inglês, que mandaram e desmandaram no nosso querido país.
 Mas o melhor de nossa história senhores encontra-se na república essa mesmo capricha com a nossa boa vontade. a sua evolução aparece com um golpe dado por um monarquista, Deodoro da Fonseca, pois foi forçado a isso pela burguesia que queria mais apoio e benefícios. logo após chega aquele elemento horrível de nossa história que foi a política dos governadores,  que acelerou as diferenças entre as regiões brasileiras. isso sem contar com personagens como Getúlio ( populista e ditador), JK ( desenvolvimento e rompimento com FMI) e a Ditadura Militar (  infraestrutura e endividamento ) com a nova república tivemos fatos como: Congelamento, Confisco de poupança , volta da inflação, estabilidade monetária, povo no poder e na atual história daqui a pouco vou contar.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Uma boa explicação da problemática da Líbia.

Pessoal foi enviado um texto, pelo amigo e professor Fábio Menezes, que mostra um explicação coerente para essa divisão entre os rebeldes e as forças de Kadafi.

 Abraços e boa leitura.

  http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/libia-e-a-banca-privada-estupido.html 

sábado, 2 de abril de 2011

Líbia de ontem e hoje



 Em sua evolução histórica, a Líbia passou por uma série de ações de povos vindo dos demais confins da África, Ásia e Europa. Já no início do século II a.c, acontece a tomada da região pelos povos nômades Berberes, que instalam as suas cidades no litoral, sendo que no século VII a.c chegam os fenícios e os gregos.
  Vale ressaltar ainda o domínio dos romanos e dos império bizantino, caindo nas mãos dos turcos otomanos em 1551 na tutela de Solimão I. No século XX, devido a sua posição estratégica e dos uso do petróleo, causa a cobiça das potências Itália, Reino Unido e EUA.
   Na analise da evolução política dos últimos 50 anos do século XX, foi instituída um regime de monarquia logo após a sua independência ( 1952) tendo como rei um dos maiores líderes religiosos da época, o emir Sayyid Idris al-sanusi, chamado de Idris I ( 1952 - 1969). Com o crescente crescimento de radicais islâmicos no exército, organiza-se um golpe de estado sob o comando do coronel Muammar al-Khadafi que ainda nacionaliza as empresas petróleo e os bancos, criando assim a Jamairia ( república) árabe popular e socialista da Líbia, causando a ira das potências e sendo ainda acusado de aproximar-se da ex-URSS, gerando assim mais tarde o isolamento econômico.ainda é acusado de dar apoio a terroristas radicais, devido ao atentado ao avião da Pan am em 1988 matando 270 pessoas quando sobrevoava Lockerbie   na Escócia.
    Com a onda de manifestações a partir de fevereiro de 2011, o regime de Gaddafi passa por um isolamento mundial e até local ( leste do país) ficando com suas tropas nas cidades de Surt e Misratah além da capital Tripoli, mesmo com os ataques da OTAN.           

domingo, 20 de março de 2011

A Pedagogia do Vento



A educação atual apresenta fórmulas, mecanismos e modelos para integrar e padronizar as relações de ensino e aprendizagem. os centros e serviços de educação espalhados em todo o país mostram os resultados de seus paradigmas em exemplos espelhados em turmas e analise de dados estatísticos para comprovar sua eficácia e embasar um novo contexto de educação. O que mais preocupa é que os diversos interlocutores desses modelos, muitas vezes  implementam as ações de modo desorganizado e rápido, comprometendo o "desenvolver educacional" de vários componentes da escola ( Professor e Aluno) no qual o primeiro e o que recebe de modo apressado e obrigado a implantar e dar o resultado aos interlocutores da empresa educacional.
 Podemos fazer uma real pergunta para o modelo explicitado: Qual o resultado disso ? Como podemos analisar esse resultado? Para quem serve o resultado?. isso demonstra a falta de compromisso e casuísmo por parte dos implementadores, no qual estala-se o sistema da pedagogia do vento, abrigando um cenário de desorganização nas ordens internas dos comandos e na forma de agir com os propósitos da condição educacional da instituição implementadora.
 Devemos aqui utilizar o meio, para mostrar que cada caminho pedagógico segue a uma lógica e a um contexto de caso a ser instalado e demandado mostrando ao pé da letra que é importante um tempo de aplicar a situação e que os implementadores devem tomar partido de sua responsabilidade com contexto de edificar as questões do cotidiano educacional pois, não adiantará assim fazer propaganda de um modelo e em anos futuros mudar e sempre mudar a função e contextos empregados. educação não é um jogo de cartas e nem muda de acordo com as variações de temperatura e pressão. que saber o que é educação não vá apenas para a escola acompanhe o dia a dia do principal elemento do processo educacional que geralmente é o menos escutado: O Professor.

sábado, 19 de março de 2011

Questões de GEOPOLÍTICA

1.No continente africano encontramos focos de guerras civis e entre países. No chamado Chifre da África, nos últimos anos, foram registrados violentos conflitos entre
a) países pela definição de fronteiras, envolvendo Burundi e Ruanda.
b) países pelo acesso à água, por parte do Egito e do Sudão.
c) brancos e negros na África do Sul.
d) lideranças locais na Somália.
e) grupos étnicos em Ruanda.

2.O fim da Guerra Fria - clima de tensão política e militar entre as duas superpotências no pós-guerra - provocou transformações geopolíticas na África, entre as quais se pode destacar:
a) o fortalecimento da ajuda financeira e militar dos Estados Unidos aos seus antigos aliados no continente
b) o término dos conflitos de origem tribal no continente, pois as grandes potências deixam de interferir no processo
c) o fortalecimento da ajuda financeira e militar da Rússia aos seus antigos aliados no continente
d) o agravamento dos conflitos de origem tribal e territorial no continente
e) o fortalecimento da economia dos países do continente, em função do aumento da ajuda financeira externa

3.Relacione as colunas.

(1) país da África subsariana que possui uma economia maior do que a de todos os demais somados.
(2) país mais populoso da África.
(3) maior país da África em território.
(4) país africano de maior densidade demográfica.
(5) país africano que se tornou independente em 1960, quando houve a união entre a parte norte, de colonização inglesa, e a parte sul, de colonização italiana.

(     ) Somália
(     ) Ruanda
(     ) Sudão
(     ) Nigéria
(     ) África do Sul

Assinale a sequência correta:
a) 2, 4, 5, 3, 1
b) 1, 2, 3, 4, 5
c) 5, 4, 3, 2, 1
d) 3, 5, 1, 4, 2
e) 5, 4, 2, 3, 1

4.No pós-Guerra, difundiu-se o uso de uma classificação, em que os diversos países foram divididos formando o Primeiro, o Segundo e o Terceiro Mundos. Essa classificação, no entanto, apresenta, sobretudo neste final de século, inúmeros inconvinientes, em virtude da:
a) insistência em fundamentar os critérios de classificação a partir de fatores raciais e da natureza.
b) incapacidade de criar agrupamentos para países que tenham características híbridas.
c) desconsideração de elementos políticos e econômicos como base para a divisão das várias nações.
d) observação de espaços subdesenvolvidos no interior do Primeiro Mundo, rebaixando alguns países para o Segundo Mundo.
e) manutenção das nações socialistas no grupo do Terceiro Mundo, quando deveriam estar no do Primeiro Mundo.

5.A ROSA DE HIROSHIMA
Vinícius de Moraes

Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas
Mas oh não se esqueçam
Da rosa da rosa
Da rosa de Hiroshima
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida
A rosa com cirrose
A anti-rosa atômica
Sem cor sem perfume
Sem rosa sem nada.

Esse poema sobre a bomba atômica, a "anti-rosa", causa impacto ao leitor, e é oportuno porque, justamente quando, em 1995, se comemorou o cinqüentenário de Hiroshima, testes nucleares foram realizados. Sobre o tema, é incorreto afirmar que:
a) Mururoa e Fangatriafa pertencem à Polinésia Francesa onde são realizados os testes nucleares pelo governo francês.
b) A bomba atômica que a França detonou no atol de Mururoa, em setembro de 1995, provocou uma onda mundial de condenações.
c) Em abril de 1995, teve início em Nova Iorque, a Conferência de Revisão do Tratado de não-proliferação de Armas Nucleares (T.N.P.). O T.N.P. entrou em vigor em 1970 com a adesão de 147 países.
d) O número de armas nucleares do mundo é, hoje, infinitamente menor que em 1970.
e) Atualmente, só se realizam testes atômicos submarinos, como os que a França está fazendo, ou subterrâneos.

6.Os efeitos abomináveis das armas nucleares já foram sentidos pelos japoneses há mais de 50 anos (1945). Vários países têm, isoladamente, capacidade nuclear para comprometer a vida na Terra. Montar o seu sistema de defesa é um direito de todas as nações, mas um ato iresponsável ou um descuido pode desestruturar, pelo medo ou uso, a vida civilizada em vastas regiões. A não-proliferação de armas nucleares é importante.
No 1 domingo de junho de 98, Índia e Paquistão rejeitaram a condenação da ONU, decorrente da explosão de bombas atômicas pelos dois países, a título de teste nuclear e comemorada com festa, especialmente no Paquistão. O governo paquistanês (país que possui maioria da população muçulmana) considerou que a condenação não levou em conta o motivo da disputa: o território de CAXEMIRA, pelo qual já travaram três guerras desde sua independência (em 1947, do Império Britânico, que tinha o Subcontinente Indiano como colônia). Dois terços da região, de maioria muçulmana, pertencem à Índia e 1/3 ao Paquistão.

Sobre o tempo e os argumentos podemos dizer que:
a) a bomba atômica não existia no mundo antes de o Paquistão existir como país.
b) a força não tem sido usada para tentar resolver os problemas entre Paquistão e Índia.
c) Caxemira tornou-se um país independente em 1947.
d) os governos da Índia e Paquistão encontram-se numa perigosa escalada de solução de problemas pela força.
e) diferentemente do século anterior, no início do século XX, o Império Britânico não tinha mais expressão mundial.

7.Teoria Neoliberal - O subdesenvolvimento como fase

"Surgidos após a década de 30, os neoliberais mantiveram a mesma base lógica do liberalismo: crescimento e progresso. (...) Assim, diante da crescente concentração de capital, os neoliberais relativizaram a possibilidade de crescimento constante e ilimitado e introduziram a ideia de que o desenvolvimento é um processo gradual, que obedece a diferentes etapas e estratégias."
Seus defensores definem o subdesenvolvimento como um estágio ou fase anterior ao desenvolvimento.
(Scalzaretto Reinaldo - "Geografia Geral - Nova Geopolítica" - Editora ScipioneSP)

De acordo com o conhecimento que você acumulou a respeito desse assunto, a teoria acima está correta?
a) Sim, porque subdesenvolvimento significa um estágio essencial de um processo evolutivo que culminará necessariamente num quadro de desenvolvimento.
b) Não, porque subdesenvolvimento não é um estágio essencial de um processo evolutivo que culminará necessariamente num quadro de desenvolvimento.
c) Não, porque há contradição entre a realidade do desenvolvimento e a do subdesenvolvimento. O país subdesenvolvido é o oposto do desenvolvido.
d) Não, porque toda humanidade, no passado, foi subdesenvolvida, e o desenvolvimento ou "processo" é uma coisa normal, que acontece naturalmente com o passar do tempo.
e) Sim, porque toda a humanidade, no passado, foi subdesenvolvida, e o desenvolvimento ou "processo" é uma coisa normal, que acontece naturalmente com o passar do tempo.

8.As questões religiosas ainda afloram em várias regiões do Globo, agravando situações de instabilidade e de conflitos, associadas a outros fatores sociais, econômicos e políticos.
Na Ásia, atualmente, vários países e regiões enfrentam tensões reais ou potenciais, em que o componente religioso está presente.
Considerando-se esses países e essas questões, é INCORRETO afirmar que
a) a Índia, país de origem e de convívio de várias grandes religiões, enfrenta tanto choques entre muçulmanos e hinduístas, quanto ressentimentos contra as minorias cristãs.
b) a Indonésia, hoje o mais populoso país muçulmano, além de conflitos étnicos, ressente-se de animosidade entre o grupo religioso predominante e as minorias cristãs.
c) as Filipinas, país de maioria católica, no que constitui uma exceção no Sudeste Asiático, têm enfrentado conflitos com a minoria muçulmana, de tendência separatista.
d) os países árabes - Síria, Jordânia e Iraque -, que assistiram à expansão do Cristianismo nos seus primórdios, têm nos conflitos entre cristãos, hoje em minoria, e muçulmanos mais um grave fator de instabilidade política.

9.Se o petróleo foi durante o século XX - e, de certa forma, ainda tem sido - motivo de guerras, o novo século que estamos apenas iniciando já promete ser o século da disputa pela água. 
Sobre esse tema, que relaciona a economia com a geopolítica e com a ecologia, assinale a afirmativa correta:
a) O problema da escassez das reservas de água para abastecimento das populações é maior nas pequenas cidades e áreas rurais do que nas metrópoles.
b) A poluição da água decorrente da atividade industrial e de origem doméstica atinge apenas as bacias hidrográficas e seus cursos fluviais, não afetando os lençóis subterrâneos e aquíferos.
c) Além de atrair a atenção devido a sua grande biodiversidade, a Amazônia desperta o interesse em escala mundial, por comportar cerca de 1/5 de toda água fluvial do mundo.
d) Em áreas desérticas, as nascentes e os cursos de rios como o Nilo, o Jordão, o Eufrates e o Tigre, não são importantes, de modo que não acirram disputas territoriais.
e) A preocupação com o abastecimento da água potável torna-se pouco relevante devido ao processo de dessalinização da água oceânica ser disseminado pelo mundo todo.

10.De acordo com a capacidade de intervenção militar, o sistema internacional contemporâneo pode ser definido como
a) assimétrico, graças à presença das tropas de paz das Nações Unidas nos conflitos internacionais.
b) assimétrico, devido à existência de uma superpotência, os Estados Unidos, que atua segundo seus interesses estratégicos.
c) simétrico, baseado na correlação de forças entre países árabes e a OTAN, que perdeu poder depois da Guerra no Golfo.
d) assimétrico, por causa da situação da Rússia, que ainda detém milhares de ogivas nucleares dispersas pela Europa.
e) simétrico, dado o equilíbrio das forças militares da União Européia e dos Estados Unidos.

GABARITO
1.D   2.D  3.C  4.B  5.D  6.D  7.B  8.D  9.C  10.B


sábado, 12 de março de 2011

O Terremoto Japonês e seus reflexos na economia mundial

 O terremoto que atingiu o Japão não causou apenas estragos no aspecto estrutural do país, mas deixa as suas marcas na economia, perante a reconstrução e adequação das estruturas urbana e rural. no contexto físico podemos explicitar que o tremor que foi de 8,9 na escala Richter ( que vai de 0 à 10) mostrou um cenário de alta destruição ( podendo causar sérios danos em um raio de centena de quilometros ) e apresentando uma ocorrência de um por ano nessa magnitude. devemos dizer que o arquipélago japonês encontra-se situado entre três placas tectônicas atuantes ( Pacífico, Eurasiática e Filipina), sendo palco de 10% dos tremores do mundo. o grande problema de um tremor assim são as replicas ( ações de acomodação do assoalho litosférico) mostrando vários tremores secundários de magnitude pequena.


 Dentro do aspecto econômico,a situação do Japão, que estava organizando-se dos reflexos da crise global de 2008) merecerá uma atitude de maior impacto por parte do governo pois,  apresenta um PIB de 4,287 Trilhões de U$S (2007) e uma renda per capita de 34.099 U$S sendo junto com  a China e a Coreia do sul um dos principais dinâmos do mundo neoliberal da Ásia na atualidade.
 Das suas infraestruturas mais afetadas temos a portuária no qual podemos destacar os portos de: Yokohama, Nagoya, Chiba,Kawasaki,Sakai , Kobe e Mizushima.
  


 Podemos mensurar que o Japão sempre teve uma capacidade de organização e reconstrução ( Era Meije e 2 Guerra mundial), no qual a terra do sol nascente é um exemplo de superação.

domingo, 6 de março de 2011

Brincadeira de Carnaval





Que todos sabemos, o Carnaval é uma festa linda e cheia de brincadeiras. Palhaços, gorilas, bailarinas, soldados e outros seres carnavalescos nascem no sábado de Zé Pereira e morrem na Quarta feira de cinzas. O Carnaval lindo e cheio de arte com animações mil, gente bonita e muito carinho no ar. mas o que não é brincadeira é o estacionamento do paço alfândega que além de caro muito desorganizado, carros colocados em fila dupla impedindo a passagem dos primeiros estacionados, falta de informação na entrada, poucos funcionários. acredito que usaram o estacionamento "desorganizado e caro" para tirar proveito da população com até um certo apoio do poder público pois, da ponte giratória já existia um caminho separado para o estacionamento do shopping, com isso digo, como é bom ser um flanelinha legalizado.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Em um reino distante..................




 Em um país situado no reino da fantasia e da corrupção existe um Rei, governa sozinho em seu  seu trono de impunidade durante mais de vinte anos pois, recebeu o seu reino de seu sogro outro super rei. um belo dia um senhor feudal do Sudeste pediu ao Rei que era importante escrever uma nova regra sobre a regra vigente, o rei parou e pensou: - " se eu não apoiar vou perder o controle do meu reino e então vou ser um nobre comum" , acabou concordando com o fato e então deu ao feudo do Sudeste o título de hexa campeão do lançamento de abóboras, título que faltava para ganhar uma caneca com cheia de bolinhas pois, isso faria com que o outro feudo também do sudeste que tinha a caneca ( ganho em jogo limpo de lançamento de abóbora) não fosse o único e ficasse igual no ranking de campeonato de lançamento de abóbora.
Pasmem pessoal, o título teve que ser dividido com outro feudo no Nordeste que tinha seguido as regras e ganhou no lançamento de abóboras mas ainda para ratificar seu título o feudo nordestino ainda ganhou na justiça real.
MORAL da HISTÓRIA : NESSE REINO A JUSTIÇA REAL E COMO A PALAVRA DO REI, NÃO VALE NADA. 

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Questões 3 Anos MADRE de DEUS

1."O estudo do meio era o ponto de partida da pesquisa geográfica. Era preciso observar o movimento de seus elementos, suas funções e limites (...). O meio está, contudo sujeito a uma força poderosa: a ação humana. Como os elementos do meio, o homem age sobre seu meio ambiente ao mesmo tempo que sofre sua ação."
(GOMES, Paulo César Costa. "Geografia e Modernidade". Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996)

Assinale a alternativa que indica, corretamente, a escola do pensamento geográfico e seu precursor, de acordo com o enunciado acima citado.
a) Possibilismo - Paul Vidal de La Blache
b) Geografia Regional - Alexander Humboldt
c) Determinismo Ambiental - Friedrich Ratzel
d) Humanismo - Eric Dardel

Gabarito - A

2.Considere a realidade expressa nos textos I e II e assinale V (Verdadeiro) ou F (Falso) nas proposições que contenham argumentos corretos a favor e contra o uso das novas tecnologias.

(     ) Através da história e da vida cotidiana nossas atividades vêm sendo afetadas instantaneamente pelas novas tecnologias, especializadas em adiantar nossas tarefas.
(     ) Se existe um crescimento no número de pessoas conhecendo novas tecnologias, em outro extremo, estão pessoas à mercê de equipamentos, que, por muitas vezes, mais se assustam e se irritam do que se entusiasmam com eles.
(     ) Os computadores estão longe de se tornarem parte importante no desenvolvimento de uma nova geração de indivíduos.
(     ) A possibilidade de acesso a um mundo programado em um computador, permite que as pessoas trabalhem, experimentem e vivam nele. Isso faz com que esse tipo de tecnologia seja influente nas questões de transformações culturais.
(     ) Estudos têm, com freqüência, denunciado as novas tecnologias como as principais responsáveis pelo isolamento e pela solidão em que vivem vários sujeitos atualmente.

Assinale a alternativa que contém a seqüência correta.
a) F, V, V, V, V.
b) F, V, F, V, V.
c) V, F, V, F, V.
d) V, V, F, F, F.
e) V, F, V, F, F.

Gabarito - B

3.A idéia de região enseja um temário no qual a sociedade opta por escolhas que delineiam relações sócio-espaciais diferenciadas e que concebe um conhecimento particular voltado para a diferenciação de áreas. Diante do exposto, assinale a alternativa correta:
a) Um dos conceitos dominantes na evolução do pensamento geográfico foi o de região natural, fortemente influenciado por paradigmas que propunham uma aceitação das ações transformadoras do homem sobre um determinado ambiente.
b) Na perspectiva possibilista, as regiões existem como resultado das ações do meio ambiente sobre a sociedade, considerando ainda que, na evolução das relações entre homem e natureza, os gêneros de vida moldam-se ao ambiente natural.
c) A idéia de região geográfica abrange uma paisagem sintetizada pela ação transformadora do homem sobre um determinado ambiente, havendo um entrelaçamento harmonioso dos componentes humanos e naturais.
d) A identificação de regiões na corrente da geografia crítica é vista como um quadro fundamental na sociedade cuja tessitura conforma um sentimento de pertencimento, uma consciência regional e uma rede de significados e experiências.

Gabarito - D

4.Reflita sobre o texto a seguir.

"Em Honolulu, no Havaí, tudo é muito bem
 planejado, o que dá a sensação de que se é um ator participando de um filme. Na praia de Waikiki, os hotéis têm saguões que se comunicam, pontuados por belíssimos (mas falsos) jardins tropicais, sem uma única folha caída no chão, nem tampouco amarelecidas. Tudo muito limpo e, evidentemente, com muitas lojas ao redor. Um filme de Hollywood. O show de 'hula' é dançado em cenários cinematográficos com scripts bem ensaiados e pausas para fotografias no meio e no final do espetáculo, quando os espectadores são induzidos a se somar às dançarinas para tirar fotos, como parte de um show manipulado. O apresentador, mecanicamente sorridente, organiza as filas para fotos ao lado das bailarinas. Por todo lugar se espalham barraquinhas em que se podem comprar artigos típicos, distribuídos de forma estratégica no caminho da saída.
(Adaptado de: CARLOS, Ana Fani A. "O lugar no/do mundo." São Paulo, Hucitec, 1996, pp.113-114.)

De acordo com o texto, pode-se afirmar que lugares turísticos como esse
a) proporcionam uma experiência de lazer ativo, ou seja, uma vivência livre e autêntica da diversidade cultural dos povos e da natureza.
b) geram uma ilusão de tempo livre, estrategicamente construído e orientado para o consumo em massa de mercadorias e serviços.
c) são espaços nos quais a vida real e o sonho de liberdade se confundem e, por isso, são lugares mal organizados e mal planejados.
d) criam atividades não programadas, em que as pessoas exercem sua liberdade, como se fossem atores de cinema, caracterizando tal lugar como espaço de lazer criativo e autêntico.
e) indicam que a globalização, diminuindo as desigualdades sociais e culturais, produz espaços de lazer bem planejados para o conhecimento crítico e aprofundado dos lugares

Gabarito - B

5.A fotógrafa Payal Parekh estaciona seu carro ao lado da favela de Cuff Parade, em Bombaim. Filha do dono de uma grande confecção de tecidos de seda, Payal não sabe o que é ter medo de sua cidade. Com a máquina [fotográfica] pendurada no pescoço, uma câmera digital nas mãos, óculos escuros Chanel, a moça entra sorrindo pelas vielas. - Eu não tenho o menor medo de entrar nas favelas. O único cuidado que tenho é pedir permissão para bater a foto antes de clicar, porque muita gente é tímida e não gosta - conta.
adaptado de "O Globo", 18/02/2007

O caso indiano revela a insuficiência do argumento que aponta a pobreza como causa primordial da violência.
Esse exemplo permite refletir sobre a relevância de outros fatores explicativos da violência, tais como:
a) origem étnica
b) legislação penal
c) forma de governo
d) formação cultural

Gabarito - D

6.Reflita sobre o texto.
"Uma criança nascida em um país altamente industrializado contribui mais para o consumo e para a poluição, ao longo de sua vida, do que 30 a 50 crianças nascidas nos países em desenvolvimento."
(Adaptado de "Relatório do desenvolvimento humano". In: SENE, Eustáquio; MOREIRA, João Carlos. "Trilhas de geografia/8 série". São Paulo: Scipione, 2002, p. 188.)

O texto traz informações importantes sobre aspectos econômicos e sociais da sociedade, os quais podem influir no destino das próximas gerações. Depreende-se da análise do texto que
a) as nações desenvolvidas mantêm controle rigoroso do equilíbrio entre oferta e consumo dos produtos.
b) os países mais pobres são os principais responsáveis pelo uso e pela degradação do meio ambiente.
c) as nações desenvolvidas possuem uma população consciente em relação aos problemas ambientais.
d) o consumismo nos países subdesenvolvidos é relativamente maior do que nos países industrializados.
e) a degradação ambiental tem estreitas relações com o grau de desenvolvimento econômico dos países.

Gabarito - E

7.Leia atentamente o poema.

Janela indiscreta

Bem depois do desaparecimento da fonte
Que deu origem ao nome da minha rua
Foi a vez do riacho
Vieram homens e máquinas
Esmagaram quintais, galinhas e hortas
Meteram a água em manilhas
E cobriram tudo com cimento
Mais tarde, foi a vez das velhas casas
Vieram mais homens, outros homens
Que sequer sabiam que ali houve um riacho
E passaram suas barulhentas máquinas
Sobre as velhas casas e seus muros
Cobertos de hera e fantasmas
Os herdeiros dos velhos moradores
Não resistiram ao apelo imobiliário
E aos apartamentos cotados em dólar
No lugar do que era verde
Crescem estacas adubadas
Por mãos calosas, rudes mãos,
De famintos e suados homens
Que de vez em quando
Ouvem ruídos na terra
E nem se dão conta disso
A minha rua, vista assim do oitavo andar
É um gigantesco tabuleiro - móvel paisagem
Onde só é permitido observar
(Dalila Teles Veras. Disponível em:
<www.semasa.sp.gov.br/admin/biblioteca/docs/pdf/LIVRO_GEST_ED_AMB_V1.pdf> acessado em: fev. 2007.)

A partir da análise do poema, pode-se argumentar que
a) os seres vivos procuram se adequar às condições do espaço geográfico.
b) a paisagem está cada vez mais condicionada à ação do homem e à sua técnica.
c) o homem permanece subordinado às leis fundamentais da natureza física.
d) a paisagem sofre alterações provocadas pela ação da água e das máquinas.
e) o homem possui uma tendência a preservar seu patrimônio histórico-cultural.

Gabarito - B

8.Produto da necessidade moderna de relacionar natureza e sociedade, a geografia por muito tempo ficou incomodada pelo desconforto da discussão sobre seu objeto de estudo, o qual sempre foi motivo de amplo debate. Sobre as mais recentes propostas de abordagem da ciência geográfica, marque a opção verdadeira.
a) Propõe-se a construir uma análise mecânica das relações desenvolvidas entre a dinâmica social e a paisagem natural.
b) Seu maior objetivo é produzir trabalhos especializados na descrição de lugares, tendo como conseqüência a construção de uma metodologia voltada para a classificação de países, grupos raciais, montanhas, rios, entre outros.
c) Coloca-se como um saber disposto a compreender as complexas relações que a sociedade desenvolve ao produzir o seu espaço, se comprometendo com a análise da articulação sociedade-território.
d) Procura revelar um olhar contemporâneo e global da realidade, interessado em contemplar os aspectos econômicos, políticos e culturais, desconsiderando os estudos sobre a dinâmica da natureza.

Gabarito - C

9.O texto a seguir diz que a guerra global entre lugares ocorre

"(...) quando uma localidade, em um país ou continente, disputa a mesma atividade ou empresa frente a outro país ou continente; mas pode ser também examinada pela ótica da empresa, quando esta escolhe o lugar para se instalar e negociar a introdução, nesse lugar, de condições ainda não existentes e cuja presença fará dele um espaço ainda mais atrativo.
SANTOS, M.; SILVEIRA, M. L. "O Brasil: território e sociedade no início do sec. XXI". Rio de Janeiro: Record, 2001. p. 296.

Sobre esse processo, pode-se afirmar:

I. Os locais se distinguem por apresentar condições diversificadas de infra-estrutura, recursos e organização, entre outros, que atraem ou repelem as empresas globais.
II. A disputa dos lugares pela instalação de grandes empresas ocorre também no interior dos países, envolvendo estados e municípios, que negociam vantagens, sobretudo de ordem fiscal.
III. Na atual dinâmica do desenvolvimento capitalista, a livre concorrência possibilita que as empresas, tanto locais quanto globais, disputem os lugares em igualdade de condições e de acesso às vantagens.

Está(ão) correta(s)
a) apenas I.
b) apenas II.
c) apenas III.
d) apenas I e II.
e) I, II e III.

Gabarito - D

10. A Geografia, como ciência, possui um método próprio de análise, o chamado método geográfico, que se baseia em cinco princípios. Com relação a esses princípios, analise as proposições a seguir.

(     ) O princípio da Extensão foi enunciado por Frederic Ratzel e, de acordo com o mesmo, o geógrafo, ao estudar uma determinada área, deve, primeiramente, utilizando-se de um mapa, localizá-la, identificando os seus limites.
(     ) A Analogia foi o princípio enunciado por Vidal de la Blache.
(     ) Na causalidade, o geógrafo, ao observar um fato, deve identificar as causas que levam à sua existência, procurando estabelecer as relações de causa e efeito.
(     ) Na Conexidade, o estudioso de Geografia verifica que os fatores físicos e humanos não agem de forma isolada na formação de uma paisagem, existindo, pois, uma inter-relação entre eles. Estes fatores agem de maneira integrada.
(     ) Jean Brunhes formulou o princípio da Atividade, no qual assinala que a paisagem não é estática mas está em constante transformação e é, portanto, dinâmica.

Gabarito - VFVVV

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Links importantes para o estudo de Demografia

Pessoal, começou o ano letivo e coloco aqui alguns links importantes para o estudo de Demografia, tanto geral quanto a brasileira. segue:
 1. http://www.ibge.gov.br/censo2010/piramide_etaria/index.php ( mostra a pirâmide nacional quanto as regiões e perante ao meio urbano e Rural).
 2. http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/default.shtm ( Abre uma série de informações gerais quanto aos indicadores demográficos)
 3.http://educacao.uol.com.br/geografia/ult1701u19.jhtm ( síntese sobre a população brasileira perante o crescimento e a urbanização)
 Com esses Links acredito que vocês  poderão começar reorganizar conhecimentos sobre demografia.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Segurança no Trabalho



O Brasil apresenta um grande conjunto de leis trabalhistas, mas o que realmente comanda é, sem dúvida, a impunidade. No mês de novembro fui ao Hospital esperança pois um grande amigo havia tornado-se pai, ao me dirigir para o restaurante do hospital, que fica no ultimo andar, me deparei com essa cena absurda de ver um trabalhador sem qualquer segurança descansado em uma estrutura metálica, pondo em risco a sua vida em prol de uma vaga de emprego.
Acredito que a fiscalização do trabalho não esta a par dessa situação pois, veremos a mesma desculpa de sempre: falta número de pessoal para o serviço. é isso. Dá-le Brasil

A FUNASA está doente


Na ultima semana fui com um parente na sede da FUNASA na avenida Rosa e Silva no Recife e estávamos esperando um médico para junta médica por se tratar a um parecer, o que me deixou mais boquiaberto foi o fato de logo na entrada encontrar um prédio sujo e caindo aos pedaços, carros estacionados de qualquer posição e ainda mais tudo tranqüilo sem qualquer funcionários.
Quando olhei para porta do local da junta médica observei de cara que a placa estava totalmente apoiada em fitas durex dando um retrato da cara da instituição, indignado com o modelo tirei a foto marcando o ato.
espero que a foto mostre como atualmente o governo federal trata da saúde no nosso país. Dá-le brasil

sábado, 15 de janeiro de 2011

ENEN Serve para afirmar a desorganização



Infelizmente estamos observando desde a ultima terça feira a divulgação das notas do ENEM, no qual afirma a desorganização do Governo Federal sendo de total responsabilidade do gestor da pasta, o senhor Fernando Haddad, utilizando um julgo de palavras bonitas tenta enrolar a sociedade culpando os alunos pela não divulgação das notas de Redação, Matemática e Línguas. A saída para essa nojeira institucional era a saída da cúpula do que se chama de Ministério da Educação.
A ação para aplacar a culpa do INEP no caso e fazer um simples contexto, Gerência, Gerência só isso. Mas nos últimos anos educação no  Brasil é cobertura de cabide de empregos de sindicalistas falidos e de ex- políticos que a usam como trampolim para cargos futuros.
Vai aí para os Gestores  da ENEM, se eles existirem, pois como as questões do ENEM que foram feitas por mestres e doutores, como foi divulgado pelo INEP apresentando vários problemas de gabarito.
Bom vamos ver aí as dicas:
1. Treinar o corpo de Aplicação ( Coordenação de  Área e Fiscais)
2. Revisar a prova e seu gabarito ( Durante e  pós realização das provas )
3. Regionalizar a prova
4. Adaptar as questões a cara dos vestibulares

Com isso acabaria com boa parte dos problemas gerados e apenas deixaria os alunos de corpo tranquilo para a espera da prova.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

O Comprimento e o Cumprimento das leis. – A quem pode interessar?


 Nos últimos anos, os cidadãos simples pagadores de suas obrigações ou cumprimento das mesmas, seguem vendo na mídia e em seus panoramas diários os acontecimentos desse mar de lama que se alastra em nossa sociedade. Mesmo não sendo nenhum expoente social de página de jornal, mas tomo essa ou tento tomar a mesma para externar a minha indignação.
 Se pegarmos o dicionário Aurélio e buscarmos o significado das palavras CUMPRIMENTO: Ação ou efeito de cumprimentar. Execução: cumprimento de suas obrigações. E COMPRIMENTO: Dimensão longitudinal de um objeto de uma extremidade a outra. Podemos entender o que eu e outras pessoas queremos externar.
Os Nossos códigos de direito e nossa constituição apresentam leis de compridas que nem sempre são cumpridas, mas a quem interessam essa ação tão maléfica? A sociedade ou a uma minoria que se serve dessa desorganização. Ou será que posso chamar de desorganização? Ou de alta organização de não cumprimento. Enquanto a dona justiça brinca com as palavras a população sofre e pede para que as leis sejam cumpridas não para os pobres, mas também para os ricos, que geralmente não vêem o seu cumprimento, pois contam com as bondades do não cumprimento ou do cumprimento parcial.
Esta chegando mais um período eleitoral, que parece, já começaram para um grupo, que se aproveita dos benefícios do poder para não ter o cumprimento das leis contra si. O que peço com essa indagação é que as próximas leis não sejam tão compridas e pelos menos cumpridas para todas as camadas sociais, sem pensar nesse câncer social que é o ajeitadinho político e social, fazendo com que muitas vezes uma determinada ordem seja cumprida para uma camada apenas para facilitar ou melhorar os seus relacionamentos.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Donos das Ruas do Recife


Esperar que nesse governo municipal de Recife, o trânsito mude e esperar que a " Galinha crie dentes". as ações da CCTU são invisíveis, basta perguntar quais as condições do cenário de escoamento dos automóveis no município.
Ainda para complicar encontra-se os novos donos das ruas : os flanelinhas ( de jeito nenhum) mas, os manobristas e suas empresas que todo o dia mudam de nome e apresentam aquele E estampado na camisa de sus funcionários. Não Adianta ligar para CCTU pois, o veículo fiscalizador nunca chega e ainda você fica ligando várias e várias vezes e a espera e intrigante.
Acredito que um dia existirá uma pessoa competente ou então a Prefeitura do Recife vai contratar um ótimo gestor para esse setor, deixando de lado os apegos sindicais e colocando gente com curriculum comprovado com experiência.
Só DEUS nos salvará pois, a prefeitura esta de COSTA pata todos.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Passaportes do Cinismo

A palavra cinismo (Filosofia dos cínicos ou Descaro e Ironia) é fechando as portas de seu governo que o ex-presidente Lula mostra as suas ultimas ações e intenções ( passaportes diplomáticos ou liberdade para battisti). A real função de um líder pode ser corroído por um simples ato ou gesto pois, os milhões de pessoas no país que o seguem e creditam ao mesmo "a Revolução do Desenvolvimento" não mostrando alguns modelos que mancharam o seu período no país, vamos relembrar:
1. O Mensalão
2. Toninho do PT
3. DNIT
4. Caso Waldomiro Dinis
5. KROLL
6.Gastos públicos com os cartões de Governamentais
7. ( para encerrar com o número do mentiroso) Quebra do sigilo bancário do caseiro Francenildo
 Era bom que os senhores do poder lembrassem dessas ações que macularam a história do país. mas enquanto os meios de comunicação for livre, estaremos aqui.

A Benevolência do Governo LULA


A exposição do Brasil  perante ao caso Battisti deixou uma dúvida sobre qual a prática mostrada pelo país quanto ao assunto de extradição pois, vimos o caso do pulgilistas cubanos que  pediram asilo no país durante o Panamericano no  Rio de Janeiro e foram extraditados de forma sumária, no qual devem ter pesado amizade do Ex-presidente LULA e o Governo de Raul Castro.
É fácil para o Brasil, quebrar acordos no qual lembramos da famosa frase "O Brasil não é um país sério" qual existem controvérsias sobre a sua titularidade ( Charles de Gaulle ou Carlos Alves de Sousa filho), vejamos assim que o país tupiniquim ainda olha o mundo como uma grande floresta enorme e ameaçadora, espero que seja revista e respeitada os tratados de extradição e que as decisões não sejam simplemente política ou expostas no fim de governo pois, é normal que os fracos líderes façam suas principais decisões ao apagar das luzes com o apoio de seu séquito alucinado e maluco.